Blogger: Sistema de comentários do Google+

Como eu ativo os Comentários do Google+?

Os Comentários do Google+ estão disponíveis para os usuários do Blogger que criaram um perfil do Google+ e o conectaram a seu blog. Se você não atualizou seu perfil do Blogger para um perfil do Google+ e deseja fazê-lo, pode iniciar o processo clicando na guia Google+ no painel do Blogger.

Quando seus blogs estiverem vinculados a um perfil do Google+, uma nova configuração "Usar Comentários do Google+" será exibida na guia Google+ de seu blog.

O recurso não funciona em blogs particulares ou naqueles que possuem conteúdo adulto. E também pode estar desabilitado em blogs que usam modelos clássicos. Saiba mais


Eu já fiz a opção, mas o campo de comentários não está aparecendo em todos ou em nenhum post.

Isso geralmente acontece se seu blog usa modelos personalizados. Se estava utilizando outros sistemas de comentários como por exemplo Disqus, Facebook ou o misto Blogger-Facebook (em abas), é possível que o novo sistema do g+ não funcione corretamente mesmo que você já tenha deletado os códigos do sistema de comentários anterior de forma apropriada.

Nesse caso, tente o seguinte:

Recomendação oficial do Google: Adicione o seguinte código ao seu modelo:

<div class='cmt_iframe_holder'
expr:data-href='data:post.canonicalUrl'
expr:data-viewtype='data:post.viewType'/>


1) Vá até a opção Modelo de seu blog e clique em Editar HTML.
2) Clique no campo textarea que contém o código de seu modelo.
3) Aperte Ctrl + f e busque pelo termo showThreadedComments.
4) Cole o código antes do bloco indicado na imagem abaixo e salve seu modelo.

Uma posição alternativa para inserção do trecho de código é mostrada aqui.

Se isso não funcionar, pode tentar o método de reverter o widget de postagens para o padrão. Não se esqueça de fazer um backup de seu modelo antes. Veja aqui.


Comentários não permitidos
Por alguma razão ainda desconhecida, após desinstalar sistemas de comentários de terceiros (como Disqus e Facebook) e ativar novamente o sistema próprio do Blogger (com ou sem a opção de integração com o g+), alguns posts ficam com comentários desabilitados. Dá pra resolver isso editando o post e selecionando Permitir na seção Opções. Mas isto, claro, pode ser um trabalho ingrato, especialmente se o blog tiver centenas ou até milhares de entradas nesse estado.



É possível moderar os comentários?
Sim; para remover um comentário basta clicar no "x" que aparece no canto ao passar o ponteiro do mouse, ou clicar no menu drop-down (setinha para baixo) e selecionar Remover. A segunda forma deve ser utilizada para remover threads (linhas) inteiras de comentários (por exemplo, a thread gerada a partir de um compartilhamento específico).
Além de apagar, há a opção de Sinalizar como spam, clicando na bandeirinha.
Observe que o sistema irá esconder automaticamente comentários considerados spam, permitindo ao autor do artigo revisar essa ação posteriormente - tornando os comentários visíveis ou mantendo-os escondidos - através da barra azul de revisão que será exibida abaixo do quadro de comentários.


Veja também o Como fazer ("How to") geral do Google+ Comments (em inglês) e Por que muitos usuários do Blogger, tal como nós, preferem usar o sistema nativo de comentários ao invés do sistema do Google+, aqui.

Compartilhe
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...