In(felicidade) contagiosa

Emoções infeciosas
Para o bem e para o mal, certos micróbios comuns (ou os anticorpos que produzimos para os combater) têm efeitos espetaculares sobre a nossa psique. Alguma vez pensou que a tristeza poderia ser tratada com antibióticos? Ou que a felicidade e a inteligência podem resultar do contágio de uma diminuta bactéria? A ideia não é tão descabida como poderia pensar. Na última década, os cientistas descobriram que o comportamento, o estado de humor e mesmo a memória podem sofrer alterações tanto pela ação de micróbios externos como sob o efeito de componentes do nosso próprio sistema imunitário.

Depressão e as emoções associadas a ela podem ser contagiosas
Esta é a conclusão de um novo estudo realizado pela Universidade de Notre Dame e publicado na revista Clinical Psychological Science.

Infelicidade contagiosa: problemas como depressão podem ser causados por vírus e bactérias
Muitas vezes, mau humor, depressão e falhas na memória não são culpa de problemas emocionais ou mentais. Por trás da tristeza, talvez escondam-se vírus e bactérias. Cada vez mais, pesquisas mostram que o sistema imunológico, ao contrário do que se imaginava, está em perfeita sintonia com o nervoso. 

Um estudo de três universidades dos Estados Unidos sugere que a solidão pode se espalhar entre grupos de pessoas como um resfriado forte.

A depressão é conhecida popularmente como a 'gripe da mente', comum a qualquer pessoa, independente da origem, idade, sexo ou classe social. O estresse cultural surge após chegar a um país de cultura e língua totalmente diferentes. O estresse normalmente não é sentido logo após a chegada, mas sim depois de 2 ou 3 meses após estabelecer-se. Existem diferença de pessoa para pessoa, algumas pessoas começam a sentir os sintomas depois de passar por quase tudo, após 1 ou 2 anos. Dentre os fatores de risco, pode-se considerar a queda da situação socioeconômica, falta de entendimento mútuo devido problema da língua, desagregação familiar, hostilidade do país acolhedor, dificuldade ato com a mesma cultura, experiência traumática antes da imigração (TEPT – Transtorno do Estresse Pós - Traumático), idade avançada ou puberdade.

A vida selvagem em nossos corpos
Bactéria mycobacterium vaccae, encontrada no cocô de vaca, pode ajudar no aprendizado, regular a ansiedade e combater a depressão.


Veja ainda
Compartilhe
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...